Pesquise neste blog:

sábado, 10 de agosto de 2013

17 Dias para começar a Aventura

Olá Boa tarde Pessoas,

   Agora são somente 17 dias (e contando) para começar minha aventura no Canadá!. Minha viagem Curitiba-Vancouver está marcada para dia 27 de agosto pela United Airlines, a mais barata que consegui adquirir ;) . Hoje eu resolvi falar um pouco mais do "check-list" (lista de pendências) pré-viagem que fiz e estou seguindo.
   Algumas coisas da lista abaixo são essenciais, já outras eu descobri que não são tão importantes assim, então como diria minha namorada: "don't worry, baby".

- Cartão pré-pago internacional: os Famosos VTM (bandeira VISA), que são sem dúvida a maneira mais barata de carregar (e utilizar) dinheiro fora do Brasil. Eu fiz dois destes cartões (Multimoney e Confidence), apesar de estar planejando utilizar somente um. *Num futuro próximo eu vou fazer um post comparando o VTM com o cartão de Débito e Crédito também.
- Habilitar o cartão do meu Banco (Bradesco) para débito internacional: Já utilizei esta função na minha viagem ao Chile e funcionou muito bem, apesar de se tornar cara para pequenos valores (abaixo de R$200).
- Cartão de Crédito internacional Visa: Apesar de ser de longe a opção mais cara, é sempre bom ter um cartão de crédito Visa em mãos, pois é aceito em muito lugares no mundo todo!. 
- Procuração de plenos poderes para meus Familiares: É um documento que se faz no Tabelionato, autorizando um procurador (seu pai, mãe, esposa, marido) a tomar qualquer decisão legal em seu nome; Eu tenho conta corrente em três bancos aqui no Brasil, além de financiamento de um imóvel, então com esta procuração a pessoa por mim designada pode assinar qualquer coisa durante minha ausência do Brasil !!.

Keep calm- Estamos chegando no Canada

- Permissão Internacional para dirigir (PID): Apesar de não ser necessária no Canadá e nem nos Estados Unidos, eu decidi faze-la por precaução: vai que um policial doidão lá no meio do Canadá resolve encucar com isso, aí eu tô numa fria!. Eu fiz esta "carteira" preenchendo o formulário RENACH no Detran da minha cidade e pagando uma taxa de R$57,06. Ela demora em torno de duas semanas para vir até o Detran, ai você tem que retira-la pessoalmente.
- Trancamento da faculdade: Vou ficar um total de três semestres longe da minha Faculdade aqui no Brasil, então tive que realizar o trancamento da matrícula; Eu fui o primeiro Acadêmico da minha Faculdade a participar do Ciência sem Fronteiras, então tudo foi novo até para o pessoal interno, um monte de dúvidas e detalhes para resolver.
- Planilha de telefones/endereços/senhas/códigos/bagulhos: Aqui tem uma dica muito importante: eu estou indo para o Canadá mas vou voltar, então estou deixando um monte de coisas para trás, como Identidade, CPF, título de Eleitor, contas em Banco, e todos os meus outros documentos/certificados, etc. Então elaborei uma planilha com as informações mais importantes sobre mim: aquelas que podem ser utilizadas e acessadas facilmente por meus familiares no caso de uma emergência ou ter que resolver algumas coisa pra mim aqui no Brasil.


   Agora é começar a arrumar as malas e acertar os detalhes que forem surgindo, pois sempre tem coisa que a gente acaba esquecendo, Ainda mais nesta correria que é uma mudança de país. 






6 comentários:

  1. Olá Clóvis!
    Achei o seu blog e resolvi me comunicar com você, visto que vou para Ottawa pelo CSF dia 23/08. As questões financeiras ainda me deixam com dúvidas. Eu fiz um VTM e nesta semana vou fazer mais um, em caso de perda. Me passaram a informação de que é simples transferir os créditos de um para outro. Eu pretendia utilizar este cartão (para saque, principalmente), até serem creditados os primeiros valores no cartão "Bolsista no Exterior" do Banco do Brasil. Também vou habilitar meu cartão Bradesco para saque e o meu Visa para compras no Canadá, em caso de necessidade.
    Minhas dúvidas são as seguintes:

    Os estabelecimentos comerciais no Canadá aceitarão o cartão "Bolsista no Exterior" e o VTM? Ouvi dizer que só VTMs com chip são aceitos no comércio, porém o meu não tem (é da C.I.)..

    E quanto ao cartão Bolsista, você sabe como funciona? Não vi você comentar a respeito dele no comentário acima.

    Obrigada!

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Fico feliz que esteja acompanhando o meu blog ;). E que notícia boa, dizem que Ottawa é incrível. É legal ouvir que alguém mais vai ao Canadá.

      Eu estive nos EUA um tempo atrás, e somente um lugar não aceitou meu cartão Pré-pago (VTM): pode ficar tranquila que vai funcionar sim (o meu também não era de Chip).

      Sobre o cartão bolsista: acho que é um medo geral da galera, porque é um banco novo (BBAmericas, braço do BB), um cartão novo e é bem limitado ainda!. EU tbm to com medo :( .

      Qualquer dúvida que surgir, só perguntar.

      beijos,

      Excluir
  2. Clóvis, você fez 2 cartões VTM? Podes explicar melhor por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Taci!

      Otima pergunta, e tem tres boas razoes para voce fazer dois cartoes VTM:

      1) Seguranca: se um falhar/der problema, voce tem um segundo

      2) Opcao: o meu cartao da "Confidence Cambio" veio sem chip (somente tarja magnetica), ja o cartao do "Banco Rendimento" tem chip (eh ate mais seguro, devido a este fato).

      3) Barganha: voce pode barganhar a melhor cotacao na hora de comprar os dolares para o cartao: aquela empresa que te fizer a melhor cotacao, voce compra!. Ja teve casos em que ganhei 4 centavos em cada dolar, barganhando entre as empresas.

      Espero ter respondido tua pergunta; Ate logo,

      Excluir
  3. Oi de novo! haha
    Estou nesses momentos de finalizar tudo que tenho pra fazer.
    Quanto ao VTM, vou fazer um da Flexchange, que está oferecendo descontos pra estudantes do CsF. Vi alguém dando a ideia de transferir só o necessário agora e o resto em janeiro, que o dólar estará possivelmente mais barato. Estou pensando em fazer isso também.
    Quanto ao segundo VTM, não tinha pensando em fazer. Mas tem uma agência da Multimoney na frente do meu trabalho. Se eu entendi bem, posso fazer um com eles, pra caso de perda, e caso ocorra algo, eu consigo transferir o dinheiro de um cartão pro outro, é isso mesmo? Quanto à diferença de cotação, a Flexchange está sempre na frente devido ao desconto, então não faria diferença.

    Outra coisa que tenho muita dúvida e não sei o que fazer é quanto ao Banco aqui no Brasil. Tenho conta no Itaú, inclusive com cartão de crédito internacional. No começo eu tinha pensado em cancelar. Depois pensei em abrir uma no Banco do Brasil. Agora não sei mais o que fazer hahaha. Você acha que é necessário ter uma conta aqui, mesmo que eu vá abrir uma ai também depois?

    Desculpa encher de perguntas, mas imagino que você tenha pesquisado sobre isso também quando você foi, e é bom pra ter uma noção né hehe.

    Obrigada!
    PS: se precisar de algo do Brasil é só avisar ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Taci :)

    Ate onde eu sei nao eh possivel transferir dinheiro entre cartoes VTM, o que da pra fazer eh "vender" o dinheiro do cartao pra corretora (que vai te pagar beeeem pouco) e usar este dinheiro para carregar o outro cartao.
    Se voce nao tem conta no banco do Brasil nao eh necessario abrir uma!; a sua do Itau ja serve. Sempre eh bom ter uma conta no Brasil pois sua familia esta ai (e voce vai voltar pro Brasil no final do programa), entao no caso de uma necessidade eles podem depositar direto na sua conta do Itau.
    O que eu estou fazendo eh o seguinte: tenho minha conta no Brasil (Bradesco) e uso ela somente para recarregar o VTM, nao fico usando ela aqui devido aos altos precos q se paga na conversao. Ate onde eu pesquisei a Flexchange tem as melhores cotacoes para conversao de moeda para VTM.

    Abracos e ate logo,

    ResponderExcluir