Pesquise neste blog:

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Retornei ao Brasil - fim do meu Csf

   Bom dia leitoras e leitores, Csf´ers e curiosos. Hoje faz um mes que retornei ao Brasil, apos o fim do meu intercambio pelo Ciencia sem Fronteiras na University of British Columbia em Vancouver, Canada. Como voces devem se lembrar eu fiquei no Canada por quatro quadrimestres, entre Setembro de 2013 e Dezembro de 2014.
   Nos primeiros quatro meses eu estudei Ingles, pois minha nota no IELTS foi 6.0 (a UBC exige 6.5 para entrar direto na universidade); nos proximos quatro meses eu fiz materias da faculdade; nos quatro meses seguintes (durante o verao) eu fiz uma pesquisa cientifica e nos ultimos quatro meses eu fiz mais materias da faculdade. 
   No ultimo mes de Novembro nos recebemos formularios e pesquisas de encerramento do programa, vindos do CBIE (o orgao Canadense que controla a maioria das universidades e reporta nosso desempenho ao Cnpq e a Capes); estes formularios solicitavam informacoes e feedback sobre a nossa estadia no Canada, nossos estudos, acomodacao, curso de Ingles, e experiencia em geral. Sinceramente eu estava esperando algo mais completo e profundo (que solicitasse mais informacoes), visto que o governo Brasileiro investe centenas de dolares a cada mes em cada aluno do Csf
   No mes de Dezembro tive as provas finais do quadrimeste, e apos isso tive tempo de passear um pouco e tambem de me despedir de pessoas que conheci no Canada [e que talvez nunca mais encontre pessoalmente :'( ]  ; confesso que foi um momento bem dificil, mas sao coisas da vida e todos temos que passar por isso. Alem do mais eu tenho uma vida (familia, namorada, amigos) aqui no Brasil, entao foi otimo voltar!!.

   Agora em Janeiro estou fazendo minha rematricula na faculdade aqui no Brasil, e tambem correndo atras de validar as materias que fiz no Canada (assunto para outro post); Um fato curioso que estou percebendo e a 'cara' de interesse que as pessoas fazem quando digo que participei do Csf no Canada: todos ficam curiosos e perguntando tudo sobre o pais!. A parte ruim e que todos acham que o Brasil e lixo em comparacao ao Canada (oque nao e verdade!!!). 
   Apartir de agora os posts aqui vao se tornar menos frequentes, visto que ja finalizei meu intercambio; porem ainda vou postar conteudo relacionado a aceitacao e receptividade das pessoas, faculdades e empresas em relacao a ex-alunos do Ciencia sem Fronteias
   Gostaria tambem de agradecer a todos voces leitores, pois tive uma media de 100 visitantes unicos por dia aqui no blog, por quase dois anos!; nao e qualquer blog que tem esta audiencia; agradeco tambem a todos que postaram perguntas, pois voces fizeram so aumentar meu interesse por postar conteudo relevante. Obrigado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário