Pesquise neste blog:

terça-feira, 11 de junho de 2013

Exame médico - visto estudante para o Canadá

Bom dia !

   Vou comentar agora sobre os exames médicos necessários para tirar o visto (de estudante) para o Canadá. Se você vai ficar mais de 6 meses estudando no Canadá (assim como eu) este post é pra você. O caso é o seguinte: durante o processo de obtenção do visto Canadense, são necessários alguns exames médicos específicos e consulta com médico credenciado pelo consulado, a fim de atestar sua "saúde" antes de ir ao Canadá. 
   Como eu moro em Santa Catarina o local mais perto possível onde eu posso realizar os exames é a Clínica "Instituto" Forlanini, que fica bem no centro de Curitiba- PR. Outras opções (mais caras pra mim) seriam Rio de Janeiro ou São Paulo. Eu consegui marcar a data dos exames para 20 dias á frente (marquei em maio e fui me consultar ontem, dia 10/Junho/2013).
   Cheguei á clínica alguns minutos antes do horário marcado (10h da manhã) e fui prontamente atendido pelas atenciosas recepcionistas; O primeiro exame que fiz foi o de sangue (sem jejum), depois fiz o raio-x do tórax e só então o exame de Urina e consulta com o Dr. Benito Bernardino Gusso. O Dr. Benito foi atencioso porém foi "mecânico" também, como seu eu fosse só mais um a passar lá e dar meu dinheiro para ele"!. Ele realizou exame de vista, de reflexos e também aferiu minha pressão arterial.
   O processo todo durou somente 40min, sendo que eu viajei 3h de ônibus para ir á Curitiba e mais 3h para  voltar. Os custos envolvidos foram os seguintes: R$365 para a consulta médica e raio-x do tórax e R$125 para exame de sangue e urina. Um total de R$490, sendo que não houve custo de envio dos exames pois o mesmo será efetuado pela clínica via online, não mais via DHL.
   Agora é esperar o envio dos exames para o Canadá (será enviado na quarta-feira, dois dias após a realização dos mesmos) e então esperar ansiosamente pela liberação do visto pelo consulado!. Espero ter o meu passaporte com visto em mãos em três semanas. 

Até logo,

6 comentários:

  1. Clovis. Quando tu preencheu os termos para receber o cartão do bolsista, diz que ele virá em 20 dias úteis apartir da aceitação dos dados. O teu cartão do bolsista chegou nesse prazo? Os meus dados foram aceitos dia 26, mas ainda não recebi o cartão.
    Thanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade demorou um pouco mais.. .em torno de 25 dias! mas chegou.

      Excluir
  2. olá clovis, eu também me inscrevi para o Canadá no ciencias sem fronteiras porém para a chamada 149 para janeiro de 2014,tenho alguma duvidas se poder me ajudar agradeço.
    Primeiro, depois da sua inscrição ser homologada você só teve que aguardar a capes entrar em contato?Houve muita demora?
    Sua inscrição foi pelo CBIE?
    Os Exames médicos só são para ver se a pessoa não tem cancer ou AIDS ou são muito rigorosos? (no caso sou asmatico mas faz tempo que não apresento crises)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe! Que bom que está se inscrenvendo para o Canadá, fico feliz.

      Depois da homologação demorou em torno de duas semanas para entrarem em contato, por email; Não se preocupe com isso, só observe sua caixa de spam, pois pode ser que o e-mail caia lá!.

      Ouvi alguns comentários sobre pessoas com outros tipos de patologias (tipo a sua, Asma), dizendo que não há problema algum. Mas nunca é bom esconder nada do médico, belez ?

      Obrigado por acompanhar o blog!!

      Excluir
  3. Clovis, primeiramente parabéns pela sua conquista!
    Eu estou inscrito no edital 147 também para o Canadá

    Tenho uma dúvida e sei que vc pode me ajudar, é sobre o visto, eles exigem algum comprovante de vacinação do tipo: Sarampo, Febre amarela e afins? eu tomei todas estas vacinas porém perdi os comprovantes.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Wallace! bom saber que voce me acompanha aqui no canada!!. Eles nao exigem nada de vacinas... mas eh bom estar com tudo em dia, "just in case..." .

      ate logo,

      Excluir