Pesquise neste blog:

domingo, 12 de janeiro de 2014

A vida no campus - Fazendo minha propria comida

Ola leitores, e um feliz ano novo :) . 

   Ano novo, vida nova certo? Pra mim esta sendo assim, pois agora entrei na "segunda fase" da minha estadia no Canada (pelo programa Ciencia sem Fronteiras), onde comecei a frequentar aulas do departamento de Engenharia Eletrica aqui da University of British Columbia (em Vancouver, BC). Nos primeiros quatro meses do programa eu estudei Ingles e morei na casa de uma familia Canadense, porem de agora em diante eu vou morar num "dormitorio" dentro do proprio campus da UBC, dividindo a "casa" com outras tres pessoas: dois Canadenses estudantes de Psicologia e um Colombiano estudante de Fisica. 
   Morar no campus significa fazer minha propria comida, coisa que esta sendo um pequeno "desafio" pra mim pois sempre morei com meus pais e minha habilidades na cozinha nunca foram muito testadas kkkkk. Porem eu acredito que estou me virando muito bem, visto que eu percebi que tenho a "paciencia" necessaria para cozinhar e tambem tenho um pouco do "feeling" de nao deixar as coisas queimarem ou passarem do ponto. Alem de tudo isso, a internet esta recheada de receitas dos mais diversos pratos, para os mais variados gostos :) . 
   Veja abaixo alguns de meus pratos (clique na imagem para ve-la maior): 

Uma mistura de macarrao com "arroz-salada-carne de pacotinho"


 Macarrao com "molho de tomate" (trigo e tomates), salsicha e cenoura.

 
 Arroz com cebola e alho, Salmao frito e alface

 Macarrao, beterraba, alface e asinha de frango frita

Salsicha de frango e macarrao com molho de tomate, cogumelos fritos com batata chips

   Algumas curiosidades sobre o Canada: (1) eu estou vivendo em Vancouver, na costa Oeste do pais, portanto a oferta de frutos do mar e bem grande; o preco do Salmao (nativo do Pacifico, encontrado no Chile e na costa  noroeste dos EUA e Canada, ate o Alasca) chega a ser menor que o da carne de boi, portanto eu estou consumindo bastante este peixe; O camarao (que eu adoro) tambem esta sendo uma otima opcao. (2) Oleo de soja nao existe por aqui (pelo menos eu ainda nao vi): as opcoes sao Oleo de Canola, de milho, de de amendoin e de girassol, alem do tradicional oleo de oliva.
   (3) Os cogumelos sao bem comuns por aqui, pois o clima (floresta chuvosa) e bem propicio para a criacao dos mesmos; Conversando com os Canadenses eu descobri que existem mais de 50 variedades comestiveis dos mesmos. Nao tenho certeza do porque eles nao sao tao comuns no Brasil, visto que la no Sul o nosso clima e parecido com o daqui.
   Dicas, sugestoes, perguntas, receitas? Posta ai nos comentarios abaixo, eu sempre respondo!.

22 comentários:

  1. Ola Clovis. Dei uma olhada no seu blog e gostei muito. Tem me ajudado muito na minha decisao sobre qual destino escolher. Estou em duvida entre o Canada e Reino Unido e é bom saber que outros estudantes como voce compartilham conosco suas experiencias. Acho que pra mim o mais dificil nao vai ser me adaptar a uma nova cultura, mas sim ficar tanto tempo longe da familia. Como voce tem lidado com isso? Bjos e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Pollyana :) que bom que voce esta gostando o Blog, e esta te ajudando!.
      Pra ser sincero com voce, eu estava na mesma duvida entre Reino Unido e Canada quando fui me inscrever... e o que me fez vir ao Canada foi o fato de ser um pais "desconhecido" e "afastado" dos Brasileiros... alem do que minha irma ja tinha vindo pra ca e contou coisas incriveis; Entao eu pensei: "A Europa eu posso visitar com mais facilidade, mas o Canada... nem tanto", ai resolvi vir pra ca!.
      Quanto a saudade da familia todos lidam muito bem, pois eh algo "forcado", voce nao tem escolha.. ou voce fica ai e nao vem aproveitar, ou voce vem!!. Mas eu confesso que eh algo com que voce vai se acostumando aos poucos... eu ja estou aqui ha quase 5 meses e ainda da aquela "pontadinha" de duvida as vezes!.

      Abracos e obrigado,

      Excluir
  2. Olá, adorei o blog. Pretendo me candidatar a um das vagas pra graduação no canadá também pelo CSF e gostaria de algumas dicas e informações... você pode me ajudar?
    Grata! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nair, obrigado por ler meu blog: a intencao eh ajudar mesmo!. Neste sentido vc pode me mandar e-mail (ta ai no meu perfil, no canto direito da pagina) ou mesmo digitar suas duvidas aqui!.

      Fico aguardando,

      Excluir
  3. Olá Clovis.

    Sou candidato do CsF pelo edital de julho 2014 e venho acompanhando seu blog, pois estou inscrito para o Canadá. Inclusive, sou da mesma área que você, engenharia elétrica! Queria te perguntar como é a elétrica aí na UBC, pois tenho ela como uma das minhas opções. Outra coisa, porque você mudou de homestay para o campus?

    Agradeço se puder dar uma lida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Christopher,

      Bom saber que esta gostando, e que teremos mais Brasileiros aqui no Canada!. Quanto a mudar para o campus, esta eh uma parte "obrigatoria" pois so pode ficar em homestay (teoricamente) quem esta fazendo curso de ingles na UBC; quem esta fazendo materias pode morar on-campus ou ate mesmo alugar algo na cidade, etc.. .
      Sobre a engenharia eletrica: os laboratorios sao incriveis (novos, bem equipados, organizados), os professores sao de alto nivel (todos doutores, bem conhecidos no meio academico), o campus da UBC eh incrivel!. Estou na minha segunda semana de aula, fazendo 4 materias e estou gostando bastante; ja percebi que vai ser pedreira passar kkkkkkkkkkkk. Porem o que torna a UBC conhecida nao sao os cursos de Engenharia: neste sentido talvez voce quisesse pesquisar melhor sobre Waterloo e Toronto, duas excelentes opcoes na nossa area!.

      espero ter ajudado,

      Excluir
    2. Ajudou bastante, obrigado.
      Essas outras universidades se destacam em relação à UBC no sentido de pesquisa, inovações, e esse tipo de coisa? Ou é no sentido da qualidade das aulas e do ensino?
      Desculpe ficar insistindo kkkkkkk, mas você falou só pode ficar em homestay "teoricamente". Porque isso? Hahaha

      Excluir
    3. Que nada, pode perguntar!

      Quando a ficar em homestay, nao eh proibido mas tambem nao eh recomendado, pois voce esta "tomando o lugar" de um outro estudante que estaria vindo ao Canada e ficando com esta familia; mas conheco casos de gente que continua morando na casa da familia, sem problemas.
      E sobre a UBC: ela esta em 2a ou 3a entre as melhores universidades do Canada, sendo que a UofT (Toronto) eh a primeira do ranking, e tem tambem um excelente curso de Engenharia Eletrica; seria somente este o detalhe (o ranking), nada mais.

      Excluir
    4. Entendo.
      E como é com relação ao curso de inglês? Eu fiquei com uma nota suficiente para não pegar (eu acho), mas na verdade acho que seria bom fazer o curso, como um aquecimento. Sabe se existe curso de inglês de menos de 4 meses, tipo pra começar a graduação em setembro mesmo?

      Excluir
    5. Pois entao,

      Oficialmente voce nao vai ser colocado em um curso de ingles, e seu visto tambem nao vai permitir que voce chegue ao Canada mais de um mes antes de suas aulas na UBC comecarem; desta forma nao existe como voce estudar ingles antes de suas aulas comecarem. Mas uma coisa eh certa: se vc fez o IELTS ou TOEFL e tirou uma nota boa, voce realmente nao precisa estudar mais ingles... nas primeiras semanas aqui voce ja ta afiado denovo!.

      Excluir
    6. Saquei. Hahaha, acontece que eu queria aproveitar o benefício federal né, já que ganhamos tudo pago...kkkk
      Não teria como eu ajeitar isso com o CBIE ou com a própria UBC antes de ir? Nessa inscrição que vem agora no cbie? Tipo, argumentar que seria importante em função da falta de prática no Brasil, etc.
      É apenas um devaneio meu, pra aproveitar ao máximo essa oportunidade...

      Excluir
    7. Entao, voce pode ate tentar mas ja te digo que eu tentei algo similar (nao fazer ingles, ir direto pra UBC) e nao tive sucesso :( . Ate porque uma vez que voce recebe a carta de aceita da universidade, nada mais pode ser feito...

      Excluir
    8. Entendi.
      Bom, valeu pelos esclarecimentos Clovis.

      Abraço!

      Excluir
  4. Clovis você sabe me dizer se há algum curso de Engenharia de Produção no Canada? Eu vejo muita gente falando de Engenharia Elétrica e Mecânica mas nada de Produção. Fico pensando que matérias poderia cursar la. Ate porque as matérias comuns de Engenharia eu termino esse ano. E outra duvida é com relação a acomodação, você que ta em dormitorio da faculdade, você paga ou não? E a mensalidade que o governo te manda da pra ir se virando numa boa? Xau e obrigada por esclarecer minhas duvidas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Pollyana,

      Nao querendo te desanimar, mas engenharia de "producao" nao exise fora do Brasil :( ; O mais proximo disso eh a "Engenharia Integrada" >> http://you.ubc.ca/ubc_programs/integrated-engineering/ . Nao conheco a estrutura deste curso, mas posso te dizer que voce vai enfrentar problemas para conseguir materias equivalentes por aqui. Tem um colega meu que faz Engenharia Mecatronica no Brasil, e esta tendo que pegar materias da Eng. Mecanica e da Computacao por aqui, pois nao tem nada similar com o curso dele.
      Quando a acomadacao, o governo nos da o dinheiro e a gente pago o dormitorio sim: Sao em torno de $700 por mes (obviamente sem comida inclusa, porem com luz, agua, internet free). Se for falar de morar e comer, o dinheiro da sim, porem se for pensar em sair/passear/comer fora/visitar lugares/comprar roupas, o dinheiro nao da nao!!.

      Ate logo,

      Excluir
  5. Oi, Clovis! Parabéns e obrigado pelo blog. Realmente tem ajudado uma galera. Sou vizinho aqui do RS!

    Tenho uma pergunta quanto à moradia. Há opção de viver on campus ou é obrigatório? Falaste das pessoas viverem em outros lugares na cidade. Já morei em Van há um tempo e pretendo aplicar pro Canadá este ano tendo UBC como foco. Quais os custos comparando um aluguel fora e a vida no campus? Tens contato com pessoas que estão morando fora? Sabes quanto pagam geralmente?
    Quando fui, fiquei em homestay, mas tenho visto que o custo dos basements ficam por CAD 850, mas são basements... Como a galera tem se virado? Não gostaria de dividir, visto que pretendo ir acompanhado.
    Obrigado pela atenção!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,

      Morar no campus nao eh obrigatorio, porem eh muito comodo e acaba ficando "barato". Pra explicar isso, vou contar dois casos: um colega meu resolveu ficar no homestay dele, esta pagando $900 por mes por moradia e comida, porem tem que andar de Bus por 30min pra chegar na facul.
      Tres outras colegar minha alugaram uma casa por $1500 ($500 pra cada), e tem que andar 15min de onibus pra chegar na UBC.
      Ja eu estou pagando $700 por mes (numa casa no campus, dividida com outros 3 caras) mas pra chegar na sala de aula eu so atravesso duas ruas!. Eu pago (compro e faco) minha comida, porem luz/agua/internet sao free aqui nos dormitorios da facul.
      Se voce for alugar algo pra morar sozinho, nao espere nada abaixo de $1000, a nao ser que voce va morar no basement de uma familia qualquer. Mas claro q vc e sua/seu acompanhante podem rachar o valor total do aluguel. Lembrando que a bolsa mensal que o governo nos paga eh de $1436

      espero ter ajudado,

      Excluir
    2. Obrigado, Clovis! Realmente ajudaste!

      Excluir
    3. Por nada :) . precisando estamos ai

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Clovis meu medo é justamente de nao achar materias compativeis. Vou dar uma pesquisada e obter mais informaçoes. Ja ouvi falar de uma turma de Produçao que ta em Toronto, vou pedir informaçoes pra eles tbem. Obrigada pela ajuda. Bjos.

    ResponderExcluir