Pesquise neste blog:

sábado, 2 de março de 2013

Ciencia Sem Fronteiras - Uma oportunidade

Boa tarde Leitores, universitários e intercambistas !!! 


   Eu sou Clóvis Fritzen, estudante de Engenharia Elétrica no "Centro Universitário - Católica de Santa Catarina", na cidade de Jaraguá do Sul- SC. Este blog tem o objetivo de contar a minha experiência no programa "Ciência sem Fronteiras" do governo federal. Eu me inscrevi neste programa no mês de novembro de 2012 (edital nº 120/2012), para o Canadá-CBIE. Recebi a pré-aprovação da minha candidatura no dia 02/03/2013 (hoje!!), então quero contar toda minha experiência a partir de hoje neste blog. 
   Para começar devo dizer que amo a minha futura profissão (Engenharia Elétrica), já atuo na área como técnico em Eletrônica numa empresa multinacional do setor elétrico, aqui mesmo em Jaraguá do Sul- SC. Fiquei sabendo da existência do programa "Ciência sem Fronteiras" através da internet, lendo alguma notícia em algum site por aí. 
   Este programa criado pelo governo tem o objetivo de promover intercâmbio de universitários brasileiros (com bom histórico escolar e bom nível de idioma estrangeiro) com universidades mundo afora, para no futuro suprir a crescente demanda Brasileira por profissionais de algumas áreas de interesse: principalmente engenharias e ciências. O Objetivo final do programa, segundo o próprio site oficial, é enviar 101.000 jovens universitários ao exterior, entre os anos de 2011 e 2015.
   Quando da inscrição no programa, você deve escolher uma das opções de países disponível. Duas me "apaixonaram": Reino Unido e Canadá; Reino Unido por ser um dos países mais culturalmente avançados do mundo e também destino de milhões de pessoas todos os anos, seja a passeio ou negócios; Canadá por ser um país com "imagem de simpático" entre os Brasileiros, além de suas belezas naturais e localização estratégica (acima dos EUA, paraíso para os riquinhos Brasileiros kkkk). 
   Além de tudo minha irmã Raquel já foi ao Canadá fazer intercâmbio e voltou falando muito bem, o que me motivou a selecionar este país com destino neste programa. Outros detalhes que necessitei para me inscrever no Ciência sem fronteiras: (a) Estar regularmente matriculado em um curso superior das áreas de interesse, com percentual de conclusão em 20% e 90%; (b) Ter um bom histórico escolar (esse critério me pareceu subjetivo, pois o que é um "bom histórico escolar" ou "aluno de excelência"?).
   Apresentar (c) nível de proficiência no idioma do país de destino; No caso do Canadá eram aceitos tanto Inglês como Francês. Visto que não falo Francês, fui de English mesmo; E (d) ter participado (ou premiado) em congressos de iniciação científica no nível universitário; Eu tive a tremenda "sorte" de ter concluído um projeto de iniciação científica PIBIC/Cnpq no mês de outubro de 2012 (um mês antes de me inscrever para o Csf).
   Sobre o teste de proficiência no idioma, no caso do Inglês, haviam duas opções disponíveis em termos deste edital: o americano TOEFL iBT ou pBT e o Britânico IELTS; Sobre o teste que eu escolhi e também outros detalhes desta incrível jornada que está por vir, comentarei no próximos Posts !!!!

Acompanhem também: 

@clovisf no Twitter
Clóvis Fritzen no Facebook





4 comentários:

  1. Clovis, vi que tu divulgou la no grupo do CBIE o blog e vim dar uma conferida. Só pra deixar tudo ok, sem erros, acrescenta que também é possível ser aceito pelo CAEL, que é um exame canadense! Abraço, sucesso na empreitada e sorte nas cartas de aceitação!!

    Victor Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica Victor, não lembrava que aceitavam também o CAEL !. Agora é aguardar e ver onde vamos parar não é? Boa sorte pra nós !

    ResponderExcluir
  3. Clovis, estarei tentando pela primeira vez o CSF pro Canadá esse ano, no edital de Agosto/Setembro. A alguns dias decidi de fato participar do programa e desde então tenho pesquisado e estudado sobre.
    Encontrei seu blog por acaso em uma das minhas pesquisas, achei importante te avisar que estou acompanhando.
    Abraço!
    Francisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Francisco!

      Que bom saber que você estará acompanhando; Agora estou na fase de esperar o resultado final da UBC no Canadá (estou superansiso!!). Uma dica: agende já a data do seu teste IELTS ou TOEFL, pois a oferta de datas não é tão grande. Veja também a nota de corte que a universidade que você escolherá pede, pois assim você pode ir fazer o teste sabendo que nota deve tirar!.

      até logo,

      Excluir