Pesquise neste blog:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Visto Canadá- update 1

   Boa dia leitores, o post de hoje será uma "atualização de status" da minha aplicação de visto!; Vai servir para você comparar as documentações enviadas e tempos de processamentos em relação ao meu processo.    Além dos documentos padrão solicitados no formulário IMM5483 (já citados no post anterior, Aqui), eu enviei ainda outras coisas, orientado pelo meu agente de viagens de confiança; Veja abaixo:

- Cópia dos três últimos holerites (folha de pagamento)
- Cópia da carteira de trabalho (folha com os meus dados e também a folha com os dados do meu emprego atual)
- Histórico escolar atualizado
- Declaração de matrícula (na Uni aqui do Brasil) ou três últimos comprovantes de pagamento (enviei os comprovantes).

   Encaminhei tudo via SEDEX (R$29,10 aqui de SC para  SP) no dia 06/05/2013; O pacote foi recebido pelo VAC no dia 09/05/2013 (a partir daí já é possível rastrear seus documento, pois o VAC gera um número de rastreio do seu processo). Na terça-feira (dia 14/05/2013) recebi um email do Consulado Canadense com a solicitação de exames médicos obrigatórios. Resumindo: o processo de avaliação da minha solicitação de visto levou somente três dias úteis!  (entre 10 e 14 de maio de 2013). Impressive.

Fig. 1- PDF que recebi com as istruções para exame médico

   O próximo passou é entrar em contato com os médicos indicados pelo consulado (nesta lista) e agendar os exames; Acredito que vou agendar para Curitiba (PR) pois fica mais perto da minha casa (mas isto é assunto para o próximo post). Em paralelo a tudo isso recebi também em 15/05/2013 (na conta bancária que forneci) o valor em R$ correspondente aos três primeiros meses no Canadá: auxílio-deslocamento, auxílio instalação, auxílio material didático e a "bolsa estudante".

Nota importante: Durante todo o processo (todo mesmo) o seu passaporte fica "retido" no Consulado Canadense, o que frustrou meus planos de ir a SP fazer os exames médicos (p/ Canadá) e ao mesmo tempo tirar o visto Americano :( . 
   
Dúvidas: @clovisf no twitter !!   



4 comentários:

  1. Olá Clovis, seu visto já chegou?
    Eu e meu marido temos entrado no visto pelo VAC dia 24/05. Ele também está indo pelo Ciência sem fronteira. Compramos nossa passagem para o dia 08 de Julho. Você tem idéia de quanto tempo levará para recebermos o visto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carolina!
      O meu exame médico está marcado para dia 10/06 agora... e depois do exame dizem que leva em torno de duas a três semanas pro passaporte chegar na sua mão, pelo corrreio..

      Excluir
  2. Olá Clovis,
    é possível fazer os exames médicos necessários (em local credenciado) antes de entrar com o pedido de visto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriela!

      Oficialmente eh impossivel fazer isso, mas eu ouvi historias de gente que se "arriscou" e conseguiu.

      Eu nao recomendaria, ate porque nao tem motivos!

      Excluir