Pesquise neste blog:

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A cidade de Vancouver, a UBC, o Clima, o Onibus

   Cheguei a Vancouver no dia 28 de agosto de 2013, para estudar na UBC pelo programa Ciencia Sem Fronteiras (Edital 120/2013); Como nao obtive nota suficiente no teste de proficiencia no idioma Ingles, fui alocado para estudar ingles durante 4 meses na propria escola de Ingles da UBC, ate atingir o nivel requerido pela Universidade (que e de 6,5 no teste IELTS - eu obtive 6,0 neste neste no Brasil).
   Como cheguei a "Van" uma semana antes das aulas comecarem, fiquei num hostel (Cambie Hostel Gastown) aqui no centro de Vancouver (por conta propria, pagando algo em torno de CAD$28 por noite, cafe da manha incluso). Abaixo voce pode ver uma foto do cafe da manha do Hostel. Ficar no centro de "Van" me deu a oportunidade de estar mais proximo das principais atracoes, como por exemplo o belissimo Stanley Park (uma area verde gigantesca, com lagos, Aquario, pistas de bike e caminhada, ...), A historica Gastown (lugar onde Vancouver foi fundada), praias (sim, com aguas frias ate no verao) e uma Vancouver moderna (com apenas 127 anos de historia!). 

Cafe da Manha Canadense 


Uma pequena parte do Stanley Park

  O Homestay (casa de uma familia Canadense, lugar onde voce fica durante o programa de estudos de Ingles) e uma otima oportunidade de conhecer a cultura de pessoas que vivem no Canada; Claro que voce tem que ter a mente muito aberta, pois esta na casa de pessoas que voce nao conhece, com habitos que nao sao os seus, e ainda assim nao e a sua casa, tem que haver respeito.
   Em geral (como esta sendo meu caso aqui no Canada) e uma boa experiencia, pois as familias que abrem suas casas pra "estranhos" (apesar de ganharem por isso) tambem tem que ter um bom nivel de tolerancia. Por sorte a UBC fez um grande trabalho selecionando todas estas familias (sao varios Brasileiros no mesmo  programa que eu, aqui em Van).
   Agora que cheguei aqui, tive tambem que comprar um notebook ou tablet, mais isso e assunto para outro post. Tivemos que comprar um BusPass (passe de onibus) que custa CAD$170 (e sera reembolsado mes a mes pelo CBIE), para podermos nos locomover entre a UBC e nossas casas (homestay). Esse passe da direito a andar pela vancouver inteira, seja de onibus, metro, skytrain (metro de superficie), SeaBus (barco entre Vancouver e North Vancouver), durante o mes inteiro!.
   Por enquanto (apos 8 dias no Canada) ainda estou me ajeitando por aqui: em termos de dinheiro, amizades, conhecer a cidade, comecar a estudar, me situar em relacao ao clima e horarios, etc. Vejo voces logo mais. Beijo familia.

Mais uma fotinho pra voces: No sabado passado (31 de agosto de 2013) fui ate o topo da Grouse Mountain, uma estacao de Ski bem proxima a Vancouver (que por sinal e aquela cidade que aparece  na foto abaixo). Eu escolhi caminha morro acima a partir da base da estacao! Caminhei por 1h40 pra subir a montanha toda, ladeado de arvores coniferas... uma paisagem linda!.



-------------------------------------------------------------
   Dica para quem esta aplicando para o Ciencia sem Fronteiras: Ao viajar de aviao (entre o Brasil e o Canada):
- Tenha consigo (facil acesso, mala de mao) uma copia da carta de aceitacao da sua Universidade Canadense, vao pedir isso no Aeroporto.
- Guarde as copias dos comprovantes de embarque (aquele  papel termico amarelo indicando o numero do seu voo, destino e origem, poltrona, milhagens, etc) pois o Cnpq nos pede para enviar copias destes comprovantes via site, para verificacao.

14 comentários:

  1. O que você diria ser os principais pontos negativos e positivos em escolher homestay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Taci,

      O unico ponto negativo do homestay, na minha opiniao e que voce nao pode fazer nada "fora do normal pra uma familia qualquer", tipo: beber e agitar a casa toda, fumar dentro de casa, chegar depois das 22h fazendo barulho, trazer amigos que facam farra dentro da sua casa, essas coisas. Se voce nao fizer nada destas coisas aciam, so tem vantagens!.

      Excluir
  2. E ai Clóvis? Tudo bem?

    Ei, não esquece de tirar bastante fotos e mandar para a gente.

    Abraços. Tudo de bom para você e aproveite bem essas "férias".

    Morra de inveja, nosso teclado tem acentos kkkkkkkkkkkk.

    Tobias e Jefferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tobias, Ola Jefferson,

      Pode deixar, ainda nao tive muito tempo de organizar todas as fotos, estou colocando-as no meu Flickr, mas quando tiver legar eu mando o link.

      O meu teclado tem Igles e Frances (Enter = Entree , Delete = Suppr., Caps Lock = Verr. Maj) morra de inveja kkkkkkkkkkkkk

      Abracos a todos ai!

      Excluir
  3. Oi clóvis td bem??

    Estou pensando em aplicar para a UBC, porém tenho uma reprovação no meu histórico (já cumprida).

    Você conhece alguem que esteja na mesma situaçao que eu e conseguiu ser aprovado??

    Outra coisa..os preços em Van, como sao?? E todo processo de moradia o CBIE que cuida??

    Valeu cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livio,

      Tem casos de pessoas com reprovacao sim, quanto a isso pode ficar "tranquilo". Dizem por ai que os precos em Van sao os maiores do Canada, o que nao sei afirmar pois nao conheco outras cidades aqui; O que posso dizer eh que ouvi falarem que os alugueis aqui sao carissimos.
      Abracos,

      Excluir
  4. Oi Clovis! Tudo bem? Estou adorando seu blog, poste sempre!
    Recebi um email que fui pré-selecionado para o Canadá. Agora devo aguardar eles entrarem em contato novamente por email para indicar as universidades do meu interesse?
    No seu caso, esta etapa demorou muito??

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maycon,

      Parabens! Talvez nos vejamos no Canada entao :) .
      Sim, voce deve aguardar o contato deles (fique olhando tambem sua caixa de spam, pode cair la), e isto pode demorar ate umas 2 semanas; So entao voce vai receber um link para escolher as opcoes de Universidades.

      Excluir
  5. Olá, Clovis. Tudo bem? Vou aplicar pra UBC também... E ao ler o seu post fiquei com duas dúvidas. A primeirá é: é obrigatório ficar em homestay? E a segunda: você disse que o CBIE reembolsára mês a mês a quantia do BusPass. Isso não fica por nossa conta? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,

      Fico feliz que esteja lendo meu blog, a ideia eh ajudar mesmo!.
      Se voce tiver que fazer ingles (depende do seu resultado no IELTS ou TOEFL) e vier para a UBC, eh obrigatorio ficar em homestay; Em outras Unis do Canada, eu nao sei como funciona, porem de qualquer forma eh uma experiencia incrivel.
      O CBIE reembolsa o valor do BusPass todo mes, sim! Eh so apresetar o recibo de compra do mesmo.

      Abracos,

      Excluir
  6. Oi, Clovis. Tudo bem? Estou pensando em aplicar para a UBC na área de engenharia por conta própria... Gostaria de saber das suas impressões da universidade e se você sabe quanto um estudante estrangeiro paga em média por mês tendo de arcar com a mensalidade da universidade, acomodação e etc... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alexandre!

      Entao, a UBC e uma grande "cidade" dentro da cidade de Vancouver, tem de tudo la dentro (farmacias, restaurantes, cafes, ...). Cada departamento tem um predio inteiro dentro da UBC, a estrutura eh supermoderna, tudo eh super limpo e novo la dentro. Eu visitei o predio das engenharias e falei com alguns professores (a mestrandos/doutorandos tambem), todos eles sao muito atenciosos. Visitei tambem alguns laboratorios, onde vi equipamentos novos e modernos.
      Quando aos precos eu nao estou por dentro, oque sei eh que os precos das faculdades em geral (nos EUA e aqui) sao muito mais caros que no Brasil.

      Espero ter ajudado um pouco com suas duvidas. Ate logo,

      Excluir
  7. Olá! Curti muito seu blog!
    Queria saber qual o seu nível de inglês pra tirar 6 no IELTS e se você também fez o TOEFL (iBT ou PBT), pois ainda não fiz os testes e quero muito a UBC, mas tô com um pouco de medo por causa dessas notas, rs
    Att,
    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, legal que voce curtiu! continue aqui que estou sempre postando novidades sobre minha experiencia!.

      O meu nivel de ingles para tirar 6 no IELTS era o seguinte: Terminei meu curso de ingles no CCAA (todos os Levels) com media 7.5 dois anos antes de fazer o IELTS e estava estudando Alemao nestes dois anos; Nunca tentei o TOEFL, mas acredito que poderia ter me dado uma nota 90 ou coisa assim.

      Excluir